segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Alienista Machado de Assis



Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 21 de julho de 1829 no Rio de janeiro, jornalista e escritor de praticamente todos os gêneros literários, apesar de nunca ter frequentado universidade.
Estudou em escolas publicas, de família pobre, lutou para crescer na vida interessando-se intelectualmente. O escritor esta ao lado de gigantes da literatura como,  Dante, Shakespeare e Camões no que se diz respeito ao reconhecimento.
escritor de grandes obras como, Iaiá Garcia, Helena, Ressurreição, A mão e a luva detre eles O Alienista acompanhe a seguir a resenha deste livro. 

                  Um livro curioso com uma história criativa até demais; Uma médico (Drº Bacamarte) resolve morar na pequena cidade de Itaguaí, casado com Dona Evarista que segundo ele mesmo era feia, a finalidade do casamento era só a procriação. Na pequena cidade, foi instalada a “Casa Verde” onde eram levados todos que no ponto de vista do Drº Bacamarte apresentavam sintomas de “loucos”, Drº Bacamarte ficou tão focado em seus estudos que acabou internando quase toda cidade, causando revolta em alguns moradores. No decorrer da história o médico acaba até mesmo em controversas com si próprio, afirmando que “Os normais são os loucos e os loucos são normais”, com idas e vindas em meio essa história, Drº Bacamarte acabou internando a si próprio e segundo boatos morreu por lá mesmo.

O livro tem o contexto bem criativo, caso não tenham atenção podem se confundir em algumas partes, suas controversas despertam duvidas do publico. Na verdade quem são os loucos? são os normais? meio estranho mas interessante de se lê, com o bom humor abordado pelo autor vamos desembaraçando o contexto, e criando a curiosidade de saber a conclusão cientifica do Dr. Bacamarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário