Este é o blog da turma 202 do CEM Cidade Operária I, colégio da rede estadual do Maranhão, sediado em São Luís. Aqui ficará registrado toda a produção textual dos alunos, além de vídeos e outras produções culturais.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Iaiá Garcia
BIOGRAFIA DO AUTOR
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, a 2 de julho do ano de 1839, tendo falecido em 1908.
Filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional, balconista de livraria e funcionário da Secretária da Agricultura. Era um homem indiferente à política, talvez, consequência de sua timidez. Começou sua vida literária quando era balconista da livraria de Paula Brito.
Sempre se mostrou um homem de interesses e profundas reflexões. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
RESENHA
Uma historia belíssima sobre a vida de Iaiá.
Luís Garcia era o pai de Iaiá. Um homem trabalhador, zeloso, e uma pessoa muito ligada a filha.
Trabalhava como funcionário público, mas o tempo que tinha se dedicava a filha e dava carinho. Tinha duas pessoas importante em sua vida que era Iaiá e o seu escravo Raimundo que já em liberdade continuava morando com ele.
Iaiá amava muito o seu pai, era carinhosa e o respeitava, e tinha dentro de si uma vontade de ganhar um piano, e o seu pai comprou. Ficou muito alegre, mas ao mesmo tempo ficou triste porque viu que ele comprou com muita dificuldade.
Iaiá no momento não tinha se apaixonado por ninguém, havia uma pessoa chamada Procópio Dias que gostava dela e que também ela começou a gostar.
No entanto seu pai era viúvo, mas depois casou- se com uma pessoa que não amava, mas era uma boa mulher que se chamava Estela. E antes dele casar já tinha uma pessoa que teve um romance com ela, mas que pelo orgulho não deu valor, e inclusive era amigo de Luís Garcia, Jorge filho de uma amiga dele, Valéria.
Depois de um tempo, Luís Garcia ficou doente e a filha e a esposa ficaram muito preocupadas, a doença só piorou, mas depois parecia estar bem.
Jorge, o seu amigo que tinha antes um romance com sua atual esposa Estela, tinha sentimentos de mágoa pelo fato de ele ter casado com a pessoa que ele amava. Mas mesmo assim ia visitar Luís Garcia.
Procópio Dias contou pra jorge que gostava de Iaiá, assim como Jorge contou que gostava de Estela.
Depois de Jorge ter viajado, pelo fato de sua mãe ter mandado ele viajar, ele teve uma notícia ruim que sua mãe Valéria tinha morrido, e ficou muito triste.
Luís Garcia não tinha preocupação com a filha a respeito da mulher, pois Iaiá amava Estela, passou a ter preocupação em relaçaõ a Jorge, pois a filha não gostava dele por causa de ciúmes que ela tinha do pai, pois ele confidenciava suas coisas com Jorge.
Com o passar dos tempos depois de Procópio Dias ter viajado por um tempo, ela se desapegou mais.
Começou a falar melhor com jorge. Fez amizade com ele, e se deram bem.
O sentimento foi tomando conta de jorge, que já não sabia mais se amava Estela ou estava gostando de Iaiá, e ela também meia confusa. Ela já sentia algo por ele, e ele não percebia.
Procópio chegou de viaje e foi até a casa de Iaiá, chegando lá, Luís Garcia ia da a mão de Iaiá para ele, mas Iaiá já não gostava mas dele.
Portanto Jorge teve a certeza que estava gostando de Iaiá, e perguntou a mesma se também estava gostando dele, e ela confirmou. Enquanto isso seu pai voltou de novo com a enfermidade e isso deixou-a preocupada; Só Jorge sabia que o seu pai estava perto de morrer, mas não contou pra não deixar ela preocupada. Passaram-se uns dias e a noticia chegou que seu pai faleceu, e ela sofreu muito, como também Estela.
Procópio pra tentar prejudicar o casamento de Iaiá com Jorge contou que Jorge teve um romance com Estela, e desde então Iaiá não queria mas casar com Jorge. Ele ficou abatido.
Estela conversou com ela, e Iaiá mudou de idéia. E enfim casou com Jorge.
Antunes pai de Estela continuou na loteria, no Rio e Estela recebeu um convite para trabalhar em um centro de educação e foi embora.
Iaiá depois foi visitar o cemitério, ali onde estava seu pai enterrado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário