Este é o blog da turma 202 do CEM Cidade Operária I, colégio da rede estadual do Maranhão, sediado em São Luís. Aqui ficará registrado toda a produção textual dos alunos, além de vídeos e outras produções culturais.
sábado, 5 de janeiro de 2013
Resenha
Conselheiro Vale era um homem rico, e tinha um caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul, ela tinha uma filha, Helena, A qual ele perfilha. Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém Helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua ânsia de ascender socialmente acaba aceitando isso. À princípio, D. Úrsula reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o amor de D. Úrsula, Estácio porém, era um bom filho, e faz a vontade do pai sem indagar nada. Dr. Camargo acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um familiar só iria diminuir a parte da herança de Estácio. Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, uma verdadeira dona de casa, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que D. Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e rica.
Ao decorrer do tempo , Helena vai impressionando mais e mais Estácio, e nisso acaba se apaixonando por ela, e ela por ele.
Quando o conselheiro morreu e Helena foi reconhecida, ela quis revelar a verdade, mas Salvador sabia da condição de vida que teria a filha vivendo com ele. Por esse motivo, mandou Helena para ir viver na casa de Andaraí e os dois se encontravam sempre que era possível.
Biografia:
Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro,a 2 de julho do ano de 1839,tendo falecido em 1908.
Foi filho de pais humildes,foi vendedor de doces,foi tipografo na imprensa nacional, foi também Balconista de livraria e funcionários da Secretaria da Agricultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário